• Luiz Fernando

Baixo custo X Resultado operacional em telefonia

Olá, eu sou Luiz Fernando da Abatel Telecom e hoje vou falar um pouco sobre os custos em telefonia.

Para começarmos devemos entender que se a sua empresa é ou tem algum tipo de call center ativo ou receptivo então os gastos com telefonia não podem ser considerados "gastos" e sim investimento ou custo operacional.

Vamos analisar uma situação fictícia de um cliente com 30 ramais em um call center ativo com carga horária de 6 horas, 5 dias por semana.

O objetivo desse call center é vender produtos e serviços pelo telefone, para isso o cliente utiliza um sistema de discador automático, que nós temos disponível no Abatel PBX.

Como objetivo principal, ele precisa vender X produtos/serviços por dia para atingir uma meta sustentável para sua operação.

Com um sistema de telefonia IP que funcione como deve funcionar, ou seja, complete as chamadas com qualidade e permaneça na ligação até o fechamento da compra, ele faz uma única chamada para o cliente através do discador automático e segue com a apresentação até o fechamento da venda, o que garante aos operadores do call center segurança e tranquilidade para trabalhar e garantir as metas estabelecidas, gerando renda e novos negócios à empresa.



Nesse cenário o cliente tem um gasto de R$ 3.000,00 mensais com telefonia e não tem problemas de stress com a equipe e consegue as metas estabelecidas.

Mas ai vem o dono da empresa e acha que esta gastando muito com telefonia IP, que em menos de 5 cliques no Google ele consegue tarifas menores, as vezes até metade do preço ou menos.

Então o que ele faz, como dizemos no mercado, ele vira a chave para um fornecedor novo e troca o parceiro que não lhe dá problemas pelo fator financeiro.

Ótimo, agora ao invés de gastar R$ 3.000,00 ele vai gastar R$ 1.500,00 por mês, ao final de 12 meses, ele economizou R$ 18.000,00.

Mas é ai que começam os problemas, nem sempre o mais barato é a melhor solução para a telefonia, ainda mais se você depende dela para gerar fluxo de caixa.

Com essa telefonia mais barata, ele não consegue suporte imediato, precisa abrir um ticket, aguardar horas ou dias para a resposta, que nem sempre é a que ele espera; ou seja a resolução do problema.

As chamadas começam a cair no meio da ligação e ele tem que ligar várias vezes para o mesmo cliente; e todos nós sabemos como esse tipo de ligação termina; imagina alguém te ligando para vender algo, e a ligação cai, a pessoa liga de novo dali alguns minutos, cai de novo, chega uma hora que você nem atende mais. Resultado: depois de várias chamadas para o mesmo cliente, nenhuma venda foi feita, gastou-se tempo, dinheiro e paciência do operador de telemarketing, gerando estresse e prejuízo.

Ao final do mês, realmente o cliente gastou metade em telefonia, em contra partida só atingiu 30 ou 40% da meta de vendas; moral da história, nem sempre, principalmente em telefonia ativa, o mais barato é a melhor solução.

Os gastos com telefonia, se a sua empresa usa a telefonia para gerar receita, deve ser criteriosamente analisado e colocado na planilha de gastos como investimento e não como despesa, porque sem o telefone sua empresa não fatura, e se ela não fatura, ela quebra.

Parece piegas, mas é a mais pura realidade, você deve ter na sua empresa preocupações mais sérias do que como funciona o sistema de telefonia, se o suporte da empresa contratada é realmente eficaz e capaz de resolver problemas me menos de 5 minutos como na Abatel Telecom. Você tem que focar no seu negócio, se você canetas, é nisso que você tem que se dedicar, vender canetas,definir metas, construir uma base de relacionamento com seus clientes e fornecedores, manter sua equipe afinada com as diretrizes da empresa e vender e crescer. Nesse estágio a telefonia da sua empresa tem que estar funcionando perfeitamente para atender às suas expectativas.




Como diz o velho ditado: " Você não precisa saber consertar o sapato, você tem que conhecer um bom sapateiro."

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