• Luiz Fernando

Olá, eu sou Luiz Fernando da Abatel Telecom e hoje vou falar um pouco sobre os custos em telefonia.

Para começarmos devemos entender que se a sua empresa é ou tem algum tipo de call center ativo ou receptivo então os gastos com telefonia não podem ser considerados "gastos" e sim investimento ou custo operacional.

Vamos analisar uma situação fictícia de um cliente com 30 ramais em um call center ativo com carga horária de 6 horas, 5 dias por semana.

O objetivo desse call center é vender produtos e serviços pelo telefone, para isso o cliente utiliza um sistema de discador automático, que nós temos disponível no Abatel PBX.

Como objetivo principal, ele precisa vender X produtos/serviços por dia para atingir uma meta sustentável para sua operação.

Com um sistema de telefonia IP que funcione como deve funcionar, ou seja, complete as chamadas com qualidade e permaneça na ligação até o fechamento da compra, ele faz uma única chamada para o cliente através do discador automático e segue com a apresentação até o fechamento da venda, o que garante aos operadores do call center segurança e tranquilidade para trabalhar e garantir as metas estabelecidas, gerando renda e novos negócios à empresa.



Nesse cenário o cliente tem um gasto de R$ 3.000,00 mensais com telefonia e não tem problemas de stress com a equipe e consegue as metas estabelecidas.

Mas ai vem o dono da empresa e acha que esta gastando muito com telefonia IP, que em menos de 5 cliques no Google ele consegue tarifas menores, as vezes até metade do preço ou menos.

Então o que ele faz, como dizemos no mercado, ele vira a chave para um fornecedor novo e troca o parceiro que não lhe dá problemas pelo fator financeiro.

Ótimo, agora ao invés de gastar R$ 3.000,00 ele vai gastar R$ 1.500,00 por mês, ao final de 12 meses, ele economizou R$ 18.000,00.

Mas é ai que começam os problemas, nem sempre o mais barato é a melhor solução para a telefonia, ainda mais se você depende dela para gerar fluxo de caixa.

Com essa telefonia mais barata, ele não consegue suporte imediato, precisa abrir um ticket, aguardar horas ou dias para a resposta, que nem sempre é a que ele espera; ou seja a resolução do problema.

As chamadas começam a cair no meio da ligação e ele tem que ligar várias vezes para o mesmo cliente; e todos nós sabemos como esse tipo de ligação termina; imagina alguém te ligando para vender algo, e a ligação cai, a pessoa liga de novo dali alguns minutos, cai de novo, chega uma hora que você nem atende mais. Resultado: depois de várias chamadas para o mesmo cliente, nenhuma venda foi feita, gastou-se tempo, dinheiro e paciência do operador de telemarketing, gerando estresse e prejuízo.

Ao final do mês, realmente o cliente gastou metade em telefonia, em contra partida só atingiu 30 ou 40% da meta de vendas; moral da história, nem sempre, principalmente em telefonia ativa, o mais barato é a melhor solução.

Os gastos com telefonia, se a sua empresa usa a telefonia para gerar receita, deve ser criteriosamente analisado e colocado na planilha de gastos como investimento e não como despesa, porque sem o telefone sua empresa não fatura, e se ela não fatura, ela quebra.

Parece piegas, mas é a mais pura realidade, você deve ter na sua empresa preocupações mais sérias do que como funciona o sistema de telefonia, se o suporte da empresa contratada é realmente eficaz e capaz de resolver problemas me menos de 5 minutos como na Abatel Telecom. Você tem que focar no seu negócio, se você canetas, é nisso que você tem que se dedicar, vender canetas,definir metas, construir uma base de relacionamento com seus clientes e fornecedores, manter sua equipe afinada com as diretrizes da empresa e vender e crescer. Nesse estágio a telefonia da sua empresa tem que estar funcionando perfeitamente para atender às suas expectativas.




Como diz o velho ditado: " Você não precisa saber consertar o sapato, você tem que conhecer um bom sapateiro."

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  • Luiz Fernando

Olá, hoje iremos abordar um assunto muito importante em telefonia IP, falaremos sobre segurança.

O sistema de telefonia IP é baseado em softwares, alguns de licença livre como o Asterisk, Freepbx, Issabel outros com licenças pagas, como é o caso do 3CX que herdou o legado do Elastix.

Uma consideração importante a ser feita é que, a telefonia IP trafega pela internet, e no meio do caminho entre o seu ramal e o destina final da chamada existem inúmeras etapas que o software precisa realizar para que a chamada complete com sucesso.

E é exatamente ai que reside o perigo, muitas empresas de VoIp costumam instalar ramais para seus clientes com numeração bastante simples, eu diria até que infantil; ramais que começam com 10 ou 100 ou 1000 são os mais comuns e os que os hackers mais utilizam para tentar se conectar e fazer chamadas anônimas gastando seus créditos.

Uma boa range de ramais deve conter pelo menos 6 dígito aleatórios, se tiver 8 dígitos melhor ainda, os invasores não querem ficar perdendo tempo tentando uma combinação com 8 ou mais dígitos.

Mais ai você me pergunta:

- Meu ramal vai ficar assim: 4973528, é muito comprido para decorar e fazer transferência.

É ai que entra a expertise da Abatel Telecom, nós criamos uma máscara nos primeiros dígitos e habilitamos somente a dezena o centena final para os usuários do sistema, isso facilita a vida de todos; ao invés de discar 4973528, o cliente só precisa discar 28, o sistema completa os dígitos restantes e faz a chamada para o ramal.

No tocante a senhas; não preciso nem dizer que as senhas devem ser fortes, 14 ou mais caracteres, usando números letras maiúsculas, alfabetos diferentes e caracteres especiais. Lembre-se de quanto maior e mais difícil a senha, menor a probabilidade de acesso externo.

As senhas de roteador, wifi, ramal, login no sistema devem ser periodicamente trocadas; dá trabalho fazer ? Dá sim, mas te garanto que dá menos dor de cabeça do que ter que reconfigurar um servidor do zero, ou ter sua rede invadida, ou perder todo o seu backup, pode apostar nisso.

Quando se trata de servidores, já vi muitas empresas deixarem a porta 22 ( padrão ) de acesso ao terminal SSH habilitada, se a porta é padrão e o mundo inteiro sabe disso, inclusive e principalmente os hackers, por que deixa-la como padrão, faça alteração para uma porta alta, e aqui vale a mesma recomendação troque-a periodicamente.

Manter um firewall ativo e funcionando perfeitamente é altamente recomendado contra invasões e furtos de senhas.

Se estiver usando um servidor, instale o GeoIP nele e garanta que as regras estejam de acordo com seu uso.

Mantenha um backup atualizado de todo seu sistema e quando possível faça snapshots da máquina, ele ajuda muito na recuperação de desastres. O sistema de backup deve ser preferencialmente espelhado em storages instalados em locais diferentes.

Esse é um cenário padrão para segurança, é claro que existem outras formas, softwares e sistemas de segurança, mas se você mantiver isso na sua rede interna, ou se o seu fornecedor de Voip tiver essas regras básicas, você já estará bem seguro; se aplicar mais regras, mais seguro ainda.

Tenham em mente que uma invasão em sua rede pode ser algo desastroso para os seus negócios, e a telefonia IP, assim como redes de wifi, smartphones podem ser uma porta de acesso para os invasores.

É cada dia mais comum que os funcionários utilizem a rede wifi da empresa, todavia a maioria dos smartphones não tem um antivírus eficiente ou a rede interna não esta protegida por um bom firewall e eventualmente pode ocorrer algum tipo de invasão por um desses canais.

Atualmente participo de alguns grupos de discussão sobre segurança da informação tenho notado que a maioria dos membros prefere deixar senhas fáceis, porque o cliente deles acha mais fácil de memorizar, mas isso é extremamente anti profissional e ético, uma vez que a empresa foi contratada para realizar um trabalho de segurança da informação e deixa as senhas fracas, só porque o cliente acha mais fácil.

A lei que entrou em vigor recentemente visa em primeiro plano a segurança e proteção dos dados de pessoas e empresas; se a sua empresa é um call center de vendas por exemplo, você terá que ter um sistema de proteção completo, pois caso contrário poderá ser penalizado com multas e até a suspensão das atividades empresariais.

Por essas razões você deve pensar muito bem antes de contratar alguém ou alguma empresa para te auxiliar na implantação ou ajustes na segurança dos seus dados.

Meu nome é Luiz Fernando, trabalho na Abatel Telecom desde 2008.

Espero ter colaborado um pouco com todos vocês.

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Do UOL, em São Paulo 06/04/2020 12h05

Atualizada em 06/04/2020 12h13

A pandemia do novo coronavírus deve fazer com que o trabalho remoto, o chamado home office, cresça 30% após o período de estabilização dos casos e retomada das atividades, segundo estudo do professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) André Miceli. Segundo ele, a adoção emergencial do home office por diversas empresas como medida para reduzir o contágio do coronavírus deve provocar uma mudança nas culturas organizacionais. Para ele, a modalidade é um caminho sem volta.

"O home office já se mostrou efetivo. Aliado a isso, você tira carros da rua, desafoga o transporte público, mobiliza a economia de outra forma. E você faz com que as pessoas tenham mais tempo para cuidar da saúde delas e que elas possam usufruir de coisas que lhe dão prazer sem que você tenha uma redução das entregas e do faturamento", afirmou. O professor, que é diretor-executivo da Infobase e coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da FGV, diz em seu estudo que em um momento de instabilidade, como o da pandemia, é preciso ser flexível com estruturas e modelos corporativos.

Segundo ele, a comunicação deve ser centralizada em canais específicos para que instruções claras sobre procedimentos continuem na rotina dos clientes, consumidores e colaboradores. "A adoção de metodologias ágeis também permite uma resposta mais rápida aos novos desafios do dia a dia. O processo de análise, reorganização e tomada de decisão precisa acompanhar o ritmo das mudanças", disse.

Conte com a experiência de mais de 15 anos no mercado de telefonia para home office para implementar um sistema eficiente, totalmente gerenciável online, com inúmeros relatórios, gravação de todas as chamadas, discador automático, sistema totalmente integrado com os principais softwares de CRM, ERP, softwares legados de contabilidade, cobrança e pesquisa.

Fale conosco e vamos descobrir juntos o que podemos fazer para implantar o sistema home office mais completo e eficaz do mercado.

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